Pages

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Brasil começa a implantar RG com chip no mês que vem

O RG biométrico, com chip, já começa a ser implementado no Brasil em julho. Neste ano, 2 milhões de brasileiros em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a ter o novo cartão de identidade (denominado RIC), em fase de testes.

A convocação dos selecionados para trocar a antiga cédula de identidade começou em janeiro e a escolha foi aleatória, segundo o Ministério da Justiça. No primeiro semestre, parte dos eleitores brasileiros também já foi cadastrada para permitir uma mudança para o cartão biométrico no título de eleitor.

Nessa primeira fase, todo o custo será bancado pelo governo - o documento biométrico pode custar até R$ 40 e as formas de pagamento ainda não estão definidas (hoje alguns Estados cobram pelo atual RG). 

Procurada ontem para comentar o assunto, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que ainda não há uma data certa para o Estado integrar o projeto. Ainda deverá ser lançado um processo licitatório (sem data definida).

A mudança no documento deverá atingir, até 2019, 150 milhões de brasileiros. A tecnologia foi contratada de uma empresa suíça, a Covadis, com sede em Genebra, que também trabalha na instalação em outros países do mundo. Para seu executivo-chefe, Marcelo Correa, as alterações no sistema de identificação brasileiro “serão um teste importante” para a nova tecnologia. Para ele, a grande vantagem do novo formato é a proteção dos dados dos cidadãos, além da redução do risco de fraudes, com o roubo de documentos.

Ocartão promete diminuir a quantidade de cópias de documentos que cada cidadão terá de fazer, cada vez que for obrigado a se apresentar a um serviço público. Ele trará um chip com dados da pessoa, informações biométricas e sua impressão digital. Para garantir a proteção dos dados, a Casa da Moeda ficará responsável pelo armazenamento das informações contidas em cada um dos cartões. 

Fonte: As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Prótese de Silicone deve ser trocado a cada dez anos, diz EUA


O FDA, a agência responsável nos Estados Unidos pelo controle dos alimentos e dos medicamentos, fará uma revisão dos selos de segurança das próteses mamárias de silicone. Um relatório elaborado pelo órgão concluiu que os implantes são seguros, mas precisam ser substituídos a cada dez anos.
,
A decisão foi tomada depois de uma análise de dados provenientes de diversos estudos de longo prazo, que também indicaram que os produtos tinham uma pequena ligação com um tipo raro de câncer.

Apesar da indicação do risco de câncer, as complicações mais comuns observadas são o enrijecimento dos tecidos ao redor do implante, a redução, a assimetria entre os dois implantes e a ruptura do envoltório.

A agência advertiu que, com o tempo, aumentam os riscos de complicações. Avaliou, ainda, que uma em cada cinco mulheres que recorreu a este tipo de cirurgia por razões estritamente estéticas terá que voltar a ser operada nos dez anos seguintes.
"O ponto-chave é que os implantes mamários não são para a vida toda", disse Jeff Shuren, diretor do Centro para Dispositivos e Saúde Radiológica do FDA. "Quanto mais tempo você tiver o implante, maior a probabilidade de ter complicações", acrescentou.

Em 2010, 390 mil americanas recorreram a uma cirurgia mamária, segundo a Associação de Cirurgiões Estéticos do país. O número inclui implantes de silicone e de solução salina. Cerca de 70% das mulheres se submeteram à operação por causa de doença ou trauma.

Os estudos indicaram também que 40% das que tiveram o seio aumentado com o uso de silicone precisaram de outra operação no espaço de dez anos.

Fonte: Do G1, com informações da Reuters e da France Presse

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Aprenda a fazer maçã do amor

Maçã do amor  não pode faltar na sua festa junina.Então lá vai  aprenda direitinho e deixe os seus convidados curiosos para saber a receita.


Você vai precisar de:
  • 6 maçãs
  • 6 palitos (tipo para sorvete)
  • Meia xícara de chá de Karo
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 4 gotas de essência de baunilha
Passo a Passo:
 
1- PalitoLave e enxugue bem as maçãs. Coloque um palito em uma das extremidades de cada maçã.
 
2 - MisturaMisture numa panela o Karo, o açúcar e meia xícara de água.
 
3 - Fogo baixoLeve ao fogo baixo, mexendo constantemente até o açúcar derreter. Deixe ferver, ainda em fogo baixo, sem mexer.
 
4 - CaldaQuando a calda estiver amarelada, pingue uma porção num prato com água fria e, se formar fios quebradiços, retire a panela do fogo e junte a baunilha.
 
5 - MaçasVolte a panela ao fogo, em banho-maria, e mergulhe as maçãs na calda, uma a uma, até que fiquem totalmente cobertas. Coloque-as sobre papel impermeável, deixe esfriar e depois sirva para os convidados.

Fonte: Extra

Aviso prévio de trabalhador deverá ser proporcional ao tempo de serviço

O trabalhador que pedir as contas poderá ter de cumprir aviso prévio por tempo proporcional ao período trabalhado. A medida recebeu parecer favorável no STF (Supremo Tribunal Federal), mas a votação da nova regra foi suspensa nesta quarta-feira (22) e não tem prazo para ser analisada novamente.

Atualmente, a regra do aviso prévio determina que o trabalhador fique no emprego por 30 dias após a comunicação da rescisão de contrato por parte da empresa ou do empregado. Essa regra só não vale para as demissões em justa causa.

O STF agora vota para redigir um novo trecho da Lei Trabalhista que determinará o “aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias”.
O aviso prévio serve para evitar a surpresa na ruptura do contrato de trabalho, possibilitando ao empregador o preenchimento do cargo vago e ao empregado uma nova colocação no mercado de trabalho.
O julgamento foi suspenso depois que o relator, ministro Gilmar Mendes, se pronunciou a favor da mudança. Os ministros querem examinar a questão mais a fundo antes de votar a medida. Portanto, não há prazo para que ela volte à votação.

O ministro Luiz Fux citou que uma recomendação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre a extinção da relação de trabalho sugere o direito a um aviso prévio razoável ou a uma indenização compensatória.

Segundo ele, em países como Alemanha, Dinamarca e Suíça o aviso prévio pode durar entre três e seis meses, dependendo da duração o contrato de trabalho e da idade do trabalhador; na Itália, pode chegar a quatro meses.

Já o ministro Marco Aurélio sugeriu que, além do direito a aviso prévio de 30 dias, sejam acrescentados 10 dias por ano. Assim, após 30 anos, ele teria direito a quase um ano (300 dias) de aviso prévio, a serem por ele cumpridos ou então indenizados.

O presidente da Corte, ministro Cezar Peluso, sugeriu a indenização de um salário mínimo a cada cinco anos, adicionalmente ao direito mínimo a 30 dias de aviso prévio.

Ao sugerir a suspensão dos debates para aprofundar os estudos sobre o tema, o ministro Gilmar Mendes observou que qualquer solução para os casos concretos hoje debatidos acabará se projetando para além deles. “As fórmulas aditivas passam também a ser objeto de questionamentos”, afirmou, ponderando que o Poder com legitimidade para regulamentar o assunto é o Congresso Nacional.

Fonte: R7

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como fazer pamonha diet de milho verde


Você vai precisar de:
  • 4 espigas de milho verde com palha (separe algumas palhas)
  • 1 xícara de leite desnatado
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • Adoçante em pó
Passo a Passo 
EspigasRale as espigas na parte grossa do ralador ou passe no processador. Junte o leite e o açúcar mascavo. Lave bem a palha de milho e passe por água fervente. Coloque uma palha dentro da outra, formando um saco, e dobre uma das extremidades ou amarre com uma tira do próprio milho.
SacosForme quatro sacos. Divida o recheio dentro da palha. Se dobrou as extremidades, amarre a superfície para prender as dobras.
Água ferventeNuma panela com água fervente, coloque a pamonha durante 30 minutos. Retire e aguarde esfriar um pouco. Rende quatro porções.
 Informação Nutricional 
A pamonha de milho verde tem 169 calorias, 7g de proteína, 37 g de carboidrato, 2g de gordura e 4g de fibra. Fonte: Extra

Calendário de Pagamento do PIS exercício ano 2010/2011

Atenção para não perder o pagamento do abono salarial veja a seguinte tabela indicando o dia do recebimento e fique atento ás dicas.

Fonte: Caixa Economica Federal

Calendário de Pagamentos

Calendário para pagamentos do Abono Salarial e dos Rendimentos do PIS - Exercício 2010 / 2011
Nascidos em Recebem a partir de Recebem até
Julho 11 / 08 / 2010 30 / 06 / 2011
Agosto 18 / 08 / 2010 30 / 06 / 2011
Setembro 25 / 08 / 2010 30 / 06 / 2011
Outubro 14 / 09 / 2010 30 / 06 / 2011
Novembro 21 / 09 / 2010 30 / 06 / 2011
Dezembro 28 / 09 / 2010 30 / 06 / 2011
Janeiro 14 / 10 / 2010 30 / 06 / 2011
Fevereiro 21 / 10 / 2010 30 / 06 / 2011
Março 28 / 10 / 2010 30 / 06 / 2011
Abril 11 / 11 / 2010 30 / 06 / 2011
Maio 17 / 11 / 2010 30 / 06 / 2011
Junho 24 / 11 / 2010 30 / 06 / 2011

quinta-feira, 16 de junho de 2011

QUER GANHAR AMOSTRA GRÁTIS?

Oi pessoal tudo bem com vocês, desculpem a demora de postagem, mas é porque gosto de postar o que realmente é interessante. Por isso hoje pesquisando pela a internet vi um site interessante.

Esse site você ao se cadastrar recebe amostras gratuitas dos prosutos, isso mesmo, "GRÀTIS" e ainda mais eu fiz o meu cadastro e assim que chegar digo para vocês como é o produto. Se você está interessado também acesse esse link abaixo e faça o seu cadastro.



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Empresa lucra com spray colante para defesa pessoal

Uma empresa do interior de São Paulo criou um spray colante para defesa pessoal. O produto garante segurança e deixa o agressor numa situação constrangedora.

O empresário Agnaldo Coutinho comprou a patente do spray e montou uma fábrica para produzi-lo. O investimento foi de mais de R$ 2 milhões. Ele apostou numa carência de mercado: o uso progressivo da força.

“Os equipamentos que existiam no mercado já começavam com uma escala bem alta. Percebemos que na base precisava de um equipamento eficiente sem ser agressivo”, diz o empresário.

Durante um ano ele fez testes para aperfeiçoar a fórmula, usando uma mistura de resinas e óleos vegetais. O desafio: fazer um spray eficiente sem causar dano. Quando entra em contato com a pele, o spray se torna denso, e começa a grudar. É um efeito progressivo, que vai piorando.

O produto só sai mesmo com um antídoto, produzido pela empresa, à base de óleo vegetal.

O spray é feito nas cores amarela, vermelha, preta. Segundo a engenheira química Etiane Sans, as cores causam impacto psicológico no agressor.

“O amarelo vai identificar o agressor, o vermelho ele dá uma sensação de sangramento, porque a pessoa na hora do impacto ela não sabe distinguir direito o que está acontecendo. E o preto é para cegar mesmo, ele não consegue ver mais nada a partir do preto”, explica.
O produto é embalado em frascos de 40 a 200 gramas, e o preço vai de R$ 36,70 a 170.

O spray é uma arma de defesa: sua função é assustar e paralisar o agressor. Ele é vendido para empresas de segurança e o fato de ser um produto único é um trunfo para ganhar o mercado das prefeituras e estados.
“É dispensado de licitação, garantido por lei, em função de termos a carta de exclusividade. É muito mais rápido o processo de compra, nós podemos atender prontamente os interessados”, diz Coutinho.

Hoje a fábrica de spray produz 3500 frascos por mês. As vendas crescem 50%, e o empresário aposta alto: ele quer chegar a 60 mil unidades mensais até o final do ano, e para isso investe no mercado externo.
“O produto se apresentou como alternativa totalmente inovadora e aprovada pelo mercado nacional. Muitas pessoas já estão comprando o produto. Isso abriu uma porta para o mercado externo muito grande. França, Inglaterra, Israel por mais de uma vez nos procurou, Portugal, América do sul como Chile, Venezuela, são mercados potenciais onde nós estamos em tratativas adiantadas para colocar o produto fora do Brasil, também”, diz Coutinho.
 
Fonte: Do PEGN TV

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia dos namorados

Confira a lista de presentas mais estranhos que vi no site do R7, realmente muito engraçado.

O boneco masculino inflavél
 Som para curtir em forma se corpo de mulher




 Ursinhos de pelúcia de doenças
Fonte: R7

BC: cliente será ressarcido ao sacar notas manchadas

O Banco Central (BC) divulgou hoje norma alterando as regras relativas às notas manchadas por dispositivo antifurto. Pela nova medida, o BC determina que, "na hipótese de saque, inclusive em caixas eletrônicos, de cédula suspeita de ter sido danificada por tais dispositivos, a instituição financeira deverá proceder a sua troca". Isso deverá ocorrer imediatamente após a apresentação da cédula ao banco, segundo o BC.

A nova medida é um recuo da autoridade monetária, que vinha sendo criticada por recomendar que, em caso de recebimento de notas manchadas em saques fora do expediente bancário, o cliente deveria fazer um boletim de ocorrência na Polícia. "As medidas adotadas pelo Banco Central têm como objetivo preservar o interesse do cidadão e contribuir para inibir furtos e roubos a caixas eletrônicos, ao dificultar a circulação de notas roubadas ou furtadas”, diz a nota do BC divulgada hoje.

Na Circular 3.540, que define a nova regra, o BC determina que a instituição financeira deverá, após fazer a troca da cédula, registrar ocorrência e encaminhar a nota danificada à autoridade monetária, separadamente das demais cédulas enviadas rotineiramente. Os bancos deverão ressarcir ao BC os custos dos serviços de análise e reposição das cédulas manchadas.

Fonte: Agência Estado

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Saiba as diferenças entre trainee e estágio

Diferentemente do estagiário, contratado durante o período acadêmico, o trainee é um profissional recém-formado e que passará por uma experiência sem tempo determinado dentro da empresa que o admitiu. Seu vínculo de trabalho é profissional e ele possui direitos iguais a de todo trabalhador.

Leyla Nascimento, presidente da ABRH-Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos) destaca as prinicipais diferenças na relação trabalhador empresa que o trainee possui dentro da companhia, o que não ocorre com o estagiário.

- O estagiário possui uma lei especial, que o ampara enquanto ele estiver estudando. Já o programa de trainee é a partir da formatura do candidato, então valem as leis trabalhistas. O contrato do trainee deve ser feito por meio de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ou por prestação de serviço de autônomo.

Prestação de serviço como pessoa jurídica (com venda de nota fiscal da empresa própria) é proibido para os dois casos, alerta a especialista.

Leyla ressalta também o prazo dentro do programa de estágio – um estudante não pode permanecer na mesma empresa como estagiário por mais de dois anos.
Para o trainee, porém, não existe limite de tempo de experiência, cabe ao empregador decidir quanto tempo vai durar o treinamento.
Na média do mercado de trabalho hoje, ese tipo de experiência dura entre dois e três anos.

E, se o estagiário trabalha de olho na efetivação depois do diploma, o tempo como trainee pode render uma ascensão rápida e tornar o profissional em início de carreira, um gerente da sua área de atuação em poucos anos.
A dedicação, no entanto, é necessária para conquistar resultados nos dois programas, assim como foco e determinação no que se faz.

Fonte: R7

Nvidia lança óculos 3D com fio para baratear custo


 Acessório com fio tem preço reduzido (Foto: Divulgação)
A Nvidia anunciou nesta quinta-feira (2) uma novidade em sua família de produtos: os óculos GeForce 3D Vision com fio. O novo acessório, com preço estimado de R$ 400, fica mais acessível aos usuários e garante os mesmos recursos e qualidade dos óculos 3D Vision sem fio já existentes.

Os óculos com fio são compatíveis com mais de 65 tipos de monitores, notebooks e projetores, oferecendo flexibilidade aos usuários na configuração de seus dispositivos e incluem um cabo USB 2.0 de 3,05 m para conexão direta ao computador.

Os óculos 3D Vision com fio são comercializados com manual em português e estão previstos para chegar ao mercado brasileiro ainda no primeiro semestre de 2011. Para total aproveitamento dos recursos, é necessário que o computador possua processador gráfico Nvidia GeForce e  monitor com taxa de atualização de 120 Hz.

Fonte: G1 São Paulo

Estudante de medicina da USP tem maior coleção de camisinhas do país

Por essa eu não esperava e então encontrei essa noticia leia e compreenda os detalhes desse colecionar. Já vi várias coleções, mas essa é nova até demais.
 
Ricardo, maior colecionador de camisinhas do
Brasil, e a namorada Renata são adeptos do sexo
seguro (Foto: Daigo Oliva/G1)
O que leva alguém a colecionar preservativos? “No meu caso foi por falta de uso mesmo”, diz o paulista Ricardo di Lazzaro Filho, de 25 anos, dono da maior coleção de camisinhas do Brasil, segundo o RankBrasil.

“Minha avó ganhou uma camisinha na Parada do Orgulho Gay em 2005, que ocorre todos os anos em São Paulo, e me deu. Falou que eu estava ficando mocinho e precisava me cuidar. Como nunca usei, guardei. A minha vida sexual não era ativa, então eu comecei a guardar os preservativos que ganhava. Foi depois de ver uns dez guardados em minha gaveta que resolvi colecionar”, conta o estudante de medicina da Universidade de São Paulo, que já se formou em Farmácia Bioquímica também pela USP.

Nesses seis anos até agora, não só a vida sexual de Ricardo mudou - namora a fisioterapeuta Renata Paraizo Leite, de 29 anos - como a sua coleção de preservativos aumentou e acabou reconhecida.

O RankBrasil homologou em fevereiro deste ano o recorde do universitário, como o maior colecionador de preservativos, “intactos”, do país. Na época, eram 419 modelos de diferentes tamanhos, cores, gostos, cheiros, temas e nacionalidades. Até esta quarta-feira (8), no entanto, ele já havia acumulado mais 30: eram 449 exemplares.

Junto com Renata, pretende comemorar o Dia dos Namorados visitando todos os primeiros locais marcantes do casal nos últimos quatro anos. “Vamos ao primeiro lugar onde nos beijamos, onde jantamos, passeamos etc”, anuncia Lazzaro Filho.

“Ele sempre foi muito romântico”, diz Renata, que informa que o casal não dispensa o uso da camisinha na relação. “Somos adeptos do sexo seguro. Ele só não usa as camisinhas da coleção.”

Renata diz que, apesar das piadinhas que ouviu a respeito da coleção do namorado, é a maior incentivadora dele. “Sempre que viajo a congressos trago algum preservativo curioso”, diz ela, que faz pós-doutorado em neurociência na Faculdade de Medicina da USP. “Levo comigo uma lista com a relação das camisinhas que ele tem para não pegar nenhuma repetida. Se for repetida, usamos.”

“Além de mim, acho que só tem mais duas pessoas no Brasil que gostam de colecionar camisinhas”, comenta Ricardo, que troca preservativos repetidos pela internet. Ele possui um blog intitulado "Minha Coleção de Camisinhas".

Casal namora há quatro anos: 'Ele sempre foi muito romântico', diz Renata sobre Ricardo, que possui quase 500 preservativos diferentes de vários países do mundo (Foto: Daigo Oliva/G1)

Ricardo afirma que praticamente metade da coleção foi presente da namorada, de amigos e familiares. Há na coleção camisinhas de mais de 35 países, como, por exemplo, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Grécia, França, Egito, Argentina e África do Sul. “Além do Brasil, é claro”, diz.

Há sabores para todos os gostos: chocolate, banana, baunilha, cereja, morango, coco, hortelã, laranja, limão, manga, iogurte, maracujá, menta, tutti-frutti, tangerina e uva. “Os mais curiosos são de rosas e refrigerante de cola. Nunca experimentei”, afirma.
Outras chamam a atenção pela ousadia, como uma que tem o rosto de Homer Simpson, personagem de desenho animado.

Como colecionador de camisinhas, o universitário chegou à conclusão de que as mais baratas podem ser adquiridas na China e na Indonésia. “As mais caras estão na Europa. Uma unidade custa, em média, cerca de 5 euros [algo em torno de R$ 12]”, diz.

Nas suas viagens, Ricardo chegou a ser barrado no aeroporto da Holanda por ter comprado um preservativo com uma nota de euro falsa que obteve sem saber na Europa. “Depois descobriram que eu estava com várias camisinhas e as apreenderam”, diz. “Mas foi de lá que eu trouxe a camisinha mais exótica: está dentro de uma noz e foi comprada numa loja especializada em preservativos em Amsterdã.”
Por conta da inusitada coleção, ele já teve de passar por outra situação constrangedora quando teve a mala revistada no aeroporto do México. “Descobriram várias camisinhas na bagagem de mão e uma policial mexicana me alertou para que eu tomasse cuidado, como se fosse usar todas as camisinhas em relações sexuais.”

Mas onde pretende chegar com essa coleção? “Em termos de número, quero quebrar o recorde mundial de um senhor italiano que tem mais de 2 mil. Mas também quero ajudar a conscientizar o uso de preservativos.”

De acordo com o Guinness World Records, que edita o Livro dos Recordes, o idoso Amatore Bolzoni possui mais de 2.400 preservativos, sendo reconhecido como o maior colecionador de camisinhas do mundo.

Fonte: Kleber Tomaz Do G1 SP

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sadia e Perdigão partem para o tudo ou nada

O julgamento sobre a fusão da Sadia com a Perdigão, que resultou na criação da BRF - Brasil Foods em 2009, começa nesta quarta-feira em clima desfavorável às empresas, pelo menos sob a ótica das autoridades, informa a reportagem de Patrícia Duarte e Ronaldo D'Ercole. A forma como a companhia conduziu a defesa do negócio é considerada "desastrosa". Ao afirmar que não admite vender uma das suas duas marcas principais - Perdigão e Sadia - e que irá à Justiça caso essa seja a decisão do Conselho 

Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a BRF colocou em segundo plano sua estratégia de defesa no caso. De acordo com especialistas, ao pressionar os conselheiros do órgão, ameaçando recorrer ao Judiciário, a empresa pode ter dado um motivo a mais para ter seus interesses contrariados no julgamento desta quarta. Além disso, observam, a opção de ir à Justiça não tem sido um bom caminho para as empresas que tentam resolver questões de concorrência fora do Cade.
- O Cade tem um índice de 83% de êxito nos processos que vão ao Judiciário - diz um consultor.

Sadia e Perdigão, porém, podem ganhar tempo se o Cade atender, na abertura da sessão, ao pedido de vista do processo encaminhado sexta-feira passada pelo Ministério Público Federal.

Coordenada por Paulo de Tarso Ramos Ribeiro, ex-secretário de Direito Econômico e ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso, junto com renomados escritórios de advocacia (como o Barbosa, Müssnich & Aragão), a defesa da BRF apresentou aos conselheiros do Cade nas últimas semanas um pacote de marcas e ativos que a empresa estaria disposta a vender.

Empresas recusam venda de marcas
Segundo uma fonte próxima ao processo, a proposta se aproximaria à "alternativa B" do parecer da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda, sobre o caso. A Seae sugeriu a venda das marcas Batavo, Doriana, Claybom, Delicata, Rezende, Confiança, Wilson e Escolha Saudável, além de outros ativos, para compensar a manutenção das marcas principais em seu portfólio. A proposta, porém, não incluía todas as marcas sugeridas pela Seae, como a Batavo, por exemplo, que foi deixada de fora.

- Fizemos uma proposta, de vender um pacote de marcas e alguns ativos. Mas não teve retorno formal de nenhum deles, por isso, não houve mudança no que propusemos - disse a fonte.

O silêncio dos conselheiros em relação à proposta da BRF, para os especialistas, é um mau sinal para os interesses da empresa.

- Se não estão negociando é porque a proposta não foi aceita - diz uma fonte.
Fontes do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) ouvidas pelo GLOBO dizem que Sadia e Perdigão foram irredutíveis nesses dois anos de processo, pressionaram pela aprovação da operação sem restrições e usaram táticas para tentar forçar a anuência ao negócio, por exemplo inundando as áreas técnicas com estudos e avaliações. Elas traziam informação demais com substância de menos e atrasaram os trabalhos por pelo menos um ano.
Leia a íntegra na edição digital

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/06/07/sadia-perdigao-partem-para-tudo-ou-nada-924636494.asp#ixzz1OgI2zqdc
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
 
 

Receita libera nesta quarta consultas ao primeiro lote do IR 2011

A Secretaria da Receita Federal libera nesta quarta-feira (8), a partir das 9h, as consultas ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2011.

Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas por meio do site da Receita na internet, ou pelo telefone 146. Os valores das restituições, por sua vez, poderão ser sacados a partir do dia 15 de junho. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano.

Segundo o Fisco, 1,5 milhão de contribuintes estão inseridos no primeiro lote de restituições do IR deste ano. O valor do pagamento será de R$ 1,9 bilhão. Deste número total de contribuintes, porém, a maior parte (1,3 milhão) é de idosos com mais de 60 anos.

A prioridade para os idosos já acontece há vários anos, em cumprimento ao Estatuto do Idoso. Em junho do ano passado, por exemplo, 1,47 milhão de contribuintes foram incluídos no primeiro lote do IR, sendo 1,22 milhão de idosos.

A ordem de recebimento das restituições do Imposto de Renda tem por base, além do Estatuto do Idoso, a data de entrega da declaração de ajuste anual. Quem enviou o documento primeiro, sem erros ou omissões, recebe a restituição mais cedo. Neste ano, o prazo foi do início de março até o final de abril. Mais de 24 milhões de pessoas enviaram a declaração em 2011.
 
Centro de Atendimento Virtual
A Receita Federal lembra que os contribuintes não precisam esperar para saber se há inconsistências em sua declaração. Elas podem acessar o extrato do Imposto de Renda, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), para saber se há erros, pendências ou inconsistências em suas declarações.

Para entrar no seu extrato, porém, ele terá de obter um código de acesso. Neste caso, deverá informar o seu CPF, a data de nascimento e os recibos do IR de 2010 e de 2011. Na ausência do recibo, poderá ser pedido o título de eleitor.

Em posse da informação de que há erros ou inconsistências em sua declaração do IR, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e, com isso, retirar seu CPF da chamada malha fina do leão. Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para correção dos erros, e as eventuais restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida - nos chamados lotes residuais do IR.

No extrato do IR, o contribuinte também poderá acompanhar o pagamento do imposto e alterar opções referentes ao débito automático das cotas. Com o serviço, os contribuintes também poderão parcelar débitos em atraso do IR ou outras pendências com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Fonte: Alexandro Martello Do G1, em Brasília

terça-feira, 7 de junho de 2011

Magazine Luiza lança programa para 'repatriar' funcionário nordestino

A rede varejista Magazine Luiza, presente em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e boa parte do Nordeste e Centro-Oeste, irá criar ainda o programa "De volta para a sua terra", cujo objetivo é transferir funcionários nordestinos que trabalham em São Paulo para as filias do Nordeste. A ideia partiu da própria presidente, Luiza Helena Trajano.

- Eles querem ver painho e mainha. Já temos mais de mil funcionários que querem voltar - disse Luiza, que participou nesta segunda-feira de um evento sobre empreendedorismo feminino promovido pela Dell, na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio. 

Luiza ainda pensa em criar uma ação que irá designar "padrinhos" para ajudar pequenas empresas espalhadas pelo país. O objetivo é que funcionários da rede varejista prestem uma espécie de consultoria, com noções de fluxo de caixa e finanças.

- Mas são só ideias. O movimento de fusão e aquisição no setor não atrapalha as pequenas e médias empresas no Brasil. Os fornecedores, por outro lado, não querem ficar na mão de poucos varejistas. Por isso, estão focados na pulverização. É claro que volume faz diferença. Por isso, é preciso ser moderno e ter velocidade - opinou Luiza.

Helena lembrou ainda que a inflação já está sob controle a partir deste mês. Ela ressaltou que, depois de um abril com vendas fracas, é preciso um trabalho em conjunto com outras empresas para permitir que os preços não subam.

- Tem que ter um pacto. Eu estou lutando para não subir os preços. É preciso algo de 360 graus, para que todo mundo faça algo, como baixar o imposto sobre algumas matérias-primas. Acabamos de voltar de um road show da Europa, e depois fui para os Estados Unidos, e percebi que eles (os investidores, por exemplo) têm medo de a inflação voltar - comentou.
 
Bruno Rosa
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/06/06/magazine-luiza-lanca-programa-para-repatriar-funcionario-nordestino-924619643.asp#ixzz1OaPe2q7g
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.


Caixa envia SMS para lembrar trabalhadores do direito ao abono do PIS

Os trabalhadores que têm direito ao abono do PIS perderão o direito ao benefício se não retirarem o dinheiro até o dia 30 deste mês. Para que isso não ocorra, a Caixa Econômica Federal está enviando mensagem de texto para o celular de quem ainda não sacou o abono.

Na última sexta-feira de maio, o banco encaminhou 2,4 mil mensagens aos trabalhadores. E desse total, 1.362 pessoas retiraram o benefício – 55% do total de pessoas que receberam o SMS. Já no último dia 1º, a 
Caixa enviou 2,3 mil mensagens. Dessas, 553 pessoas sacaram o abono.
De acordo com a Caixa, o SMS é complementar às cartas enviadas todos os anos aos beneficiários do abono salarial. E esse meio de aviso não será substituído pela mensagem de texto eletrônica.

Tenho direito?
Para saber se têm direito ao abono, os trabalhadores podem esclarecer dúvidas por meio do número 0800 726 0101 ou mesmo acessando o site da Caixa (caixa.gov.br). Lá, clique em "Você – PIS – Consulta o Pagamento".
Já para receber a mensagem de texto no celular, basta acessar "Você – FGTS – mensagens via celular"  ou "Você – conta corrente pessoa física – mensagem via celular".

O banco reforça que os trabalhadores que têm direito ao abono podem retirar o benefício ou os rendimentos do PIS com o Cartão Cidadão e a senha nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes da Caixa.

Quem não tiver o Cartão Cidadão deve procurar uma agência da Caixa, levando documento de identidade e comprovante de inscrição no PIS.

Mais de 6% ainda não sacaram
Segundo a Caixa, do total de trabalhadores que têm direito ao abono de 2010, 93,95% já receberam o benefício. Ou seja, 6,05% ainda precisam retirar o benefício, de valor de R$ 545.
Neste ano, 14.935.419 têm direito ao abono.

Fonte: InfoMoney

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Estudantes têm até sexta-feira para fazer a inscrição no Enem 2011

Esta é a última semana para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). O exame será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições foram abertas no dia 23 de maio e poderão ser feitas até as 23h59 da próxima sexta-feira (10). A taxa de inscrição é de R$ 35. O Enem é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior.

Com expectativa de receber 6 milhões de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, registrou na última quinta-feira (2) mais de 3 milhões de inscritos. Para receber tantas inscrições, o Inep dobrou a infraestrutura tecnológica para receber até 120 mil inscrições por hora. Segundo Andrea Kern, diretora de Tecnologia de Informação do Inep, nenhum outro órgão da Esplanada dos Ministérios tem uma estrutura tão robusta, que chega a capacidade de tráfego de 10GBps.

Veja como se inscrever
O Enem será realizado em 12 mil locais, 140 mil salas de aula, ocorrendo em 1.599 municípios e mais de 6 mil escolas estão no processo. O Inep já marcou outro Enem para o primeiro semestre do ano que vem, nos dias 28 e 29 de abril de 2012. O G1 mostra abaixo alguns pontos importantes que os estudantes que vão fazer o Enem devem estar atentos, indicados no edital do exame:
 
As inscrições para o Enem foram abertas às 10h desta segunda-feira (23) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 10 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 10 de junho.

A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2011 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, ou a estudantes que eclarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep que poderá negar a isenção. No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de 

Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados.

O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar se a inscrição foi concluída com sucesso. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas. Também serão usados nos programas de bolsa de estudos (ProUni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação. O Comprovante da Inscrição estará disponível no endereço eletrônico do Enem.

As provas
O Enem será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio:
- ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;
- ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
- Matemática e suas tecnologias: matemática.
Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta.

Alemanha aprova projetos de lei para aposentar energia nuclear

O Governo alemão aprovou nesta segunda-feira (6) os projetos de lei elaborados com o objetivo de acabar com a energia nuclear na Alemanha até 2022 e apostar em fontes de energia renováveis, anunciaram fontes da Chancelaria Federal.

Pipa com a inscrição “Energia nuclear? Não, obrigado” reforça protesto de ativistas contra a energia nuclear no país. (Foto: Michael Sohn / AP Photo)
 
Durante uma reunião extraordinária do conselho de ministros, foi sancionada a reforma da legislação nuclear que traz consigo também o encerramento definitivo dos oito reatores desativados após a tragédia na usina atômica japonesa de Fuskushima, ocorrida em março.

O pacote de medidas de política energética tem caráter de urgência, pois será abordado na próxima quinta-feira (9) na câmara baixa (Bundestag) do Parlamento alemão. Estima-se que os projetos sejam aprovados pela câmara alta (Bundesrat) antes do recesso parlamentar.

Fonte:  Da EFE/G1

sábado, 4 de junho de 2011

MEC abre sindicância para apurar erros em livros para escolas rurais

O Ministério da Educação pediu à Controladoria Geral da União (CGU) para abrir sindicância e apurar os responsáveis por erros encontrados numa publicação distribuída pelo MEC para escolas rurais em todo país no fim do ano passado. Foram distribuídos 200 mil exemplares da Coleção Escola Ativa que tem 35 volumes. O investimento foi de R$ 14 milhões.

Entre os erros, segundo o MEC, estão frases que não terminam, problemas de revisão e contas aritméticas com resultado errado nos títulos produzidos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). Em um dos livros, aparece escrito que 10 - 7 = 4.
Os títulos fazem parte de um material de apoio destinado à educação no campo para alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. 

O MEC determinou a suspensão do uso do material nas escolas até que uma reunião com os coordenadores do programa seja feita para avaliar de que forma os livros serão utilizados.

Feirão no Cariri deve movimentar R$ 100 mi

Nos dias 4 e 5 de junho acontece a 4ª Feirão de Imóveis do Cariri. O evento recebe a assinatura do 7º Feirão Caixa da Casa Própria da Caixa Econômica Federal e estima uma movimentação de R$ 100 milhões em negócios. Este ano, serão oferecidos mais de 1.000 imóveis, cujos valores variam entre R$ 60 mil e R$ 917 mil, para os 15 mil visitantes esperados. Ano passado, o evento ofereceu mais de 850 imóveis e movimentou R$ 90 milhões em 1.382 negócios.

A Feira será realizada no Cariri Shopping, na cidade de Juazeiro do Norte (CE), contará com 24 estandes, de empresas e instituições parceiras, como construtoras e imobiliárias, além dos espaços da Caixa, onde 70 funcionários do banco serão responsáveis pelos atendimentos ao cliente. O serviço do Feirão no sábado (4) acontecerá das 10 às 22h. No domingo (5), o evento ocorre a partir de meio-dia e vai até às 18h. A 4ª Feira de Imóveis do Cariri ocorre em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-CE) e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).

Linhas até 100% 

As linhas de financiamento para a casa própria, da Caixa, atendem a todas as faixas de renda familiar, com prazo de pagamento de até 30 anos. Os juros podem variar de 4,5% a 13,5%, ao ano, mais TR, para todas as modalidades de financiamento. 

Os interessados terão oportunidades de negócios com financiamento de até 100% do valor da moradia desejada. Basta levar documentos como RG, CPF e comprovantes de renda.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Receita deixa de emitir CPF em cartão de plástico

A Receita Federal informou nesta quinta-feira (2) que, a partir de segunda-feira (6), vai parar de emitir o cartão de plástico do CPF. Agora, o governo passará a fazê-lo apenas por meio do comprovante de inscrição no CPF.

O documento é gerado no ato do atendimento realizado pelo Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica Federal ou impresso a partir da página da Receita Federal na internet.

Os órgãos públicos e as empresas em geral deverão parar de pedir ao cidadão a apresentação do cartão CPF em formato plástico para comprovar a sua inscrição no cadastro.

A partir de agora, segundo a Receita, a comprovação de inscrição no CPF pode ser feita com a apresentação dos seguintes documentos:

- Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), carteira de identidade profissional, carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos, cartão magnético de movimentação de conta-corrente bancária, talão de cheque bancário e outros documentos de acesso a serviços de saúde pública de assistência social ou a serviços previdenciários, desde que conste neles, o número de inscrição no CPF;

- Comprovante de Inscrição no CPF emitido pelas entidades conveniadas à Receita Federal (Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica Federal). Ou seja, o cartão plástico já emitido ainda vale;

- Comprovante de Inscrição no CPF impresso a partir do site da Receita Federal;

- Outros modelos de cartão CPF emitidos de acordo com a legislação vigente à época. 

O cidadão pode ainda imprimir a 2ª via de seu Comprovante de Inscrição no CPF por meio da página da Receita na internet, quantas vezes forem necessárias, sem custo.

Ao mesmo tempo, a autenticidade do documento também pode ser checada por qualquer pessoa via internet.

Fonte: R7

Baixa renda poderá ter telefone fixo por R$ 14 mensais

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira (2) o Plano Geral de Metas da Universalização para a telefonia fixa. Com o plano, a população de baixa renda poderá ter telefone fixo ao custo de R$ 14 mensais. A meta é que até o fim de 2015, pelo menos 80% dos domicílios rurais devem ter acesso à telefonia fixa e todas as escolas públicas e postos de saúde rurais devem ter pelo menos um orelhão.

Com as mudanças propostas no plano, a assinatura básica mensal, vai custar R$ 9,50 sem impostos e R$ 13,90 com impostos. A intenção da Anatel é aumentar para 13 milhões o número de pessoas com acesso ao programa, oferecendo o benefício às famílias atendidas pelo Bolsa Família.

Outra mudança no plano é que as concessionárias de telefonia fixa devem melhorar o sistema de gestão dos orelhões, para que não haja localidades sem telefones públicos e outras com telefones ociosos. Cada município deverá ter quatro orelhões para cada grupo de 1.000 habitantes.

Foram mantidas regras de planos anteriores, como a instalação de orelhões em locais com mais de 100 habitantes e em instituições de ensino, de segurança, de saúde, além de bibliotecas e museus. Pelo menos 2% dos orelhões devem ser adaptados para deficientes físicos e a chamada para serviços de emergência continua gratuita.

O plano ainda será avaliado pelo Conselho Consultivo da Anatel e pelo Ministério das Comunicações. A expectativa do presidente da agência, Ronaldo Sardenberg, é que até o fim de junho a proposta seja encaminhada à Presidência da República para elaboração de um decreto presidencial.

Fonte: Da Agência Brasil

ESTRANHO

Gente olhando hoje as noticias e uma bizarra me chamou atenção, principalmente a manchete do enunciado, confira:

Chinês vende rim para comprar iPad

O Brasil não é o único país em que o iPad custa mais caro do que o normal. Apesar de ser fabricado da China, lá ele também recebe algumas taxas que deixam o tablet mais caro. Ainda assim, há quem compre. 

Mas um estudante chinês fez algo bastante diferente apenas para ter o poder aquisitivo necessário para comprá-lo: ele vendeu um rim.

O rapaz, identificado apenas como Zheng, tem 17 anos e é estudante na provícia de Anhui, na China. Ele disse que uma empresa de compra e venda de órgãos entrou em contato com ele pela internet oferecendo 3 mil dólares pelo rim. 

O garoto aceitou a oferta e no dia 28 de abril a cirurgia foi feita. Zheng, no entanto, acabou não comprando o tablet da Apple e sim um laptop e um iPhone.

Ao ver os novos gadgets, a mãe do rapaz desconfiou e pressionou Zheng a contar toda a verdade. Ela então abriu uma queixa na polícia para tentar encontrar a agência que procurou o rapaz e comprou seu rim. O hospital em que a cirurgia teria ocorrido negou qualquer envolvimento.

 Isso realmente é muito bizarro, tomara que não vire moda, porque é loucura fazer isso em prol de adquirir aparelhos eletrônicos da última geração. Não faça isso gente!

Saiba mais sobre este caso bizarro no Global Times.

Fonte: Rafael Silva Do Tecnoblog

Caixa Econômica vai prorrogar validade de concursos de 2010

 
A Caixa Econômica Federal diz que irá prorrogar a validade dos concursos realizados em 2010. Os três editais, para formação de cadastro de reserva, foram lançados em março daquele ano. Dois deles eram para os cargos de técnico bancário - um em nível nacional e outro para o Rio de Janeiro e São Paulo. O terceiro concurso era de nível superior, para os cargos de advogado, arquiteto e engenheiro.

De acordo com a Caixa, até o momento, foram chamados 7.323 aprovados. A validade do concurso é de um ano e pode ser prorrogada por igual período. As seleções da Caixa expirariam neste mês. Nesta semana, o G1 recebeu diversos e-mails de internautas em busca de informações sobre a possível prorrogação, já que os concursos para cadastro de reserva não têm número de vagas definido, ou seja, os aprovados são chamados de acordo com a demanda.

Novos prazos
O concurso para técnico bancário em São Paulo e no Rio de Janeiro terá o prazo de validade prorrogado por mais um ano, a partir de 13 de junho. Já o de técnico bancário em nível nacional terá o prazo prolongado a partir de 28 de junho e, no caso do concurso para nível superior, a prorrogação será a partir de 29 de junho.

A Caixa informa que, até o momento, foram chamados a tomar posse 2.841 aprovados no concurso de técnico bancário para SP e RJ, 4.306 no caso do técnico bancário em âmbito nacional e 176 para os cargos de advogado, arquiteto e engenheiro.

Os três concursos receberam o total de 760.953 inscrições. As seleções para técnico bancário tiveram 700,2 mil inscritos - 248.688 para São Paulo e Rio de Janeiro e 451.523 para nível nacional. Para os cargos de nível superior, o concurso recebeu o total de 60.742 inscrições.
Sem previsão de novo concurso

A Caixa informou que não tem previsão de realizar concursos neste ano. O banco afirma que, por se tratar de empresa pública, possui o limite do quadro de pessoal determinado por órgãos controladores externos e, portanto, depende de autorização para aumento do número de empregados. “Quando isso ocorre, as vagas são distribuídas de acordo com as necessidades estratégicas da empresa, sendo providas por candidatos aprovados em concursos públicos externos realizados pela Caixa que se encontrem vigentes”, informou a assessoria de imprensa.

A CEF afirma que admite aprovados tendo em vista ainda a necessidade de preenchimento de vagas decorrentes de desligamentos por motivo de rescisão contratual, aposentadoria e falecimentos. “Como a convocação dos candidatos decorre do aumento do quadro de pessoal ou, ainda, da reposição de empregados desligados, o banco não tem como prever quantas vagas devem surgir até o prazo final de validade do concurso, nem em quais localidades haverá maior chance de se chamar mais candidatos”, informa.

Fonte: Marta Cavallini Do G1, em São Paulo

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Redução do estômago em crianças pode ser necessária, dizem médicos

A literatura médica registra pouquíssimos casos de cirurgia bariátrica em menores de 16 anos, mas a tendência é crescente, já que há cada vez mais crianças obesas. Nesta terça-feira, foi noticiada a operação do indiano Ksithijj Jindger, de dez anos, possivelmente o mais jovem da história a ter realizado a cirurgia.

Uma resolução do Conselho Federal de Medicina recomenda “precauções especiais” em cirurgias com pacientes que têm entre 16 e 18 anos, e sequer cita os menores de 16. Porém, o procedimento não é proibido. 

O cirurgião bariátrico Ricardo Cohen, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, conta que já operou um menino de 11 anos e explica o que pode justificar a medida.
“Doenças associadas à obesidade, como diabetes tipo 2 e hipertensão, têm aumentado entre crianças. Quando elas não são controláveis clinicamente, o paciente corre risco de vida e a cirurgia é recomendada”, afirmou o médico.

Garoto operado na Índia chegou a pesar 127 kg (Foto: Richard Grange / Barcroft Media / Getty Images)

Como a cirurgia só acontece quando há alguma doença grave em questão, é preciso que uma equipe interdisciplinar entre em consenso quanto à operação, assim como os pais. “São casos de exceção que requerem muito critério. É a última opção e é muito bem estudado”, esclareceu Cohen.

Para ele, a principal peculiaridade da cirurgia entre os mais jovens é psicológica. “O mais importante é a criança entender que sua relação com a comida vai mudar”, explicou o especialista. Como a criança não escolhe sozinha sua alimentação, precisa de muito controle. “Os pais são tão pacientes quanto as crianças, é preciso haver cumplicidade da família”, ponderou.

Lilian Zaboto, especialista em obesidade infantil da Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), concorda que há casos em que a cirurgia é inevitável, mas alerta para um outro problema de se fazer a cirurgia em crianças e adolescentes.
“Toda pessoa que é submetida à cirurgia bariátrica vai ter depois deficiências protéicas e nutricionais. Em se tratando de uma criança que está em crescimento e desenvolvimento, ela precisa de algumas proteínas essenciais que serão perdidas em conseqüência da cirurgia”, argumentou a médica.

Segundo Cohen, o pós-operatório nas crianças e nos adolescentes não mostra mais complicações que nos adultos, e que a desnutrição não chega a ser um problema. Ele concorda, no entanto, com o fato de que esses pacientes devem ser acompanhados com mais atenção. O médico diz ainda que não há restrições às atividades físicas, e que os jovens podem brincar normalmente.

Cartão de crédito tem regras novas a partir desta quarta-feira em todo país

O sonho de móveis e utensílios novos em casa virou pesadelo para a psicóloga Sabrina Campos Cordeiro Lima, de 28 anos, que mora em Belo Horizonte. Em 2010, ela comprou sofá, rack, carrinho de bebê, berço, roupas de cama e materiais de construção e parcelou as compras em cinco, dez e até 12 vezes no cartão de crédito.

Na época, Sabrina era proprietária de uma loja de roupas femininas, mas precisou fechar as portas do negócio, o que fez com que a renda mensal minguasse, impossibilitando-a de pagar as prestações. Com a inadimplência, o valor da dívida, que era de R$ 2.158 subiu, vertiginosamente, para R$ 4.700.

Atualmente, com um novo emprego, ela pretende resolver a pendência, mas adiantou: “preciso negociar porque não tenho como pagar tudo de uma vez só”. O cartão, por conta da falta de pagamento, está bloqueado. Mas, segundo Sabrina, depois de quitá-lo, disse que vai eliminá-lo. “Não quero mais cartão [de crédito] porque me deu muita dor de cabeça”.

 Sabrina Lima tenta renegociar a dívida do cartão de crédito (Foto: Alex Araújo/G1 MG)

Para coibir o tipo de situação vivida por Sabrina, o governo alterou uma série de regras dos cartões de crédito que entram em vigor nesta quarta-feira (1º).

Novas regras
Entre as mudanças, o número de tarifas permitidas para o cartão de crédito caiu de 80 para cinco. O pagamento mínimo sobe para 15% da fatura, e será de 20% a partir de dezembro. Além disso, as administradoras terão que informar a taxa efetiva total (juros e outros encargos) no financiamento do saldo devedor.

De acordo com o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead-MG), Wanderley Ramalho, a redução do número de tarifas trará mais transparência, o que permitirá que o consumidor avalie melhor na hora de comprar. “Há dois anos ou mais aconteceu o mesmo com as tarifas bancárias. Ele [o cliente] vai saber o que vai pagar”, disse.

Ainda segundo ele, o número de tarifas era muito grande e o consumidor não entendia o que estava pagando. Com as novas regras, conforme o professor, o consumidor saberá tomar as decisões porque haverá mais segurança. “Ele vai poder comparar preços pelas diversas administradoras de cartões”, falou.

A maior clareza na exposição dos juros cobrados também deve contribuir: para Ramalho, o conceito de juro não é trivial, e o cliente não costuma prestar atenção: “ele presta atenção à prestação, se ela cabe no salário. Ele não percebe o estrago que um juro alto faz no salário”, explicou.

Dois tipos de cartão
As novas regras estabelecem também a existência de apenas dois tipos de cartão: o básico e o diferenciado.
Conforme estabelece a Resolução 3.919, de 25/11/2010, o cartão básico funciona como meio de pagamento e para parcelamento da fatura. Se o consumidor deseja apenas estas funções, poderá optar pelo produto com preços menores, de acordo com a Abecs.

Já se o consumidor fizer uso de outros serviços como programas de recompensa (ou benefício) de milhagens, pontos para aquisição de produtos, descontos especiais, seguros ou outros serviços, ele poderá escolher por um cartão diferenciado.

Neste caso, a nova resolução permite a cobrança de “tarifa de anuidade diferenciada”, que engloba a disponibilização e utilização de rede de estabelecimentos afiliados, instalada no país ou no exterior, para pagamentos de bens e serviços.

Segundo a Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviço (Abecs), a existência de mais um tipo de cartão permite ao consumidor optar entre o produto que melhor se adeque aos interesses dele.

Ainda segundo a associação, um ponto importante a destacar é que, de acordo com a nova resolução, o valor da tarifa “Anuidade – cartão diferenciado” não pode ser igual ou inferior ao da tarifa “Anuidade – cartão básico internacional”, exceto no caso de cartão de crédito diferenciado cuja emissão decorra de acordo com empresa comercial (cartão híbrido).

De acordo com a órgão falou que o gasto médio, por cartão, em março de 2011, foi de R$ 78. Nesse mesmo período, a inadimplência de transações (com e sem juros) estava em média de 8%.
 
Dicas

O terapeuta financeiro e presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira, em São Paulo, Reinaldo Domingos, disse que “pagar parcela mínima deve ser 'proibido' e deve-se ter uma postura agressiva, ou seja, buscar outra linha de crédito que possa auxiliar, cobrando juros menores”.
“Cuidado, trocar uma linha de crédito deve ser uma estratégia e não um hábito, é preciso combater a causa do problema que gerou esta situação”, disse.
Para Domingos, é preciso ter consciência na hora de comprar e o cliente deve verificar se realmente precisa do produto, se terá dinheiro para comprar e como pagar a fatura total do cartão no dia do vencimento.

Caso escolha dividir, de acordo com o especialista, é preciso controlar o parcelamento, para que as prestações não comprometam todo o salário. “Negociar, e se possível pedir isenção da taxa de anuidade, é possível porque há administradoras que não cobram taxa de manutenção”, orientou.

Domingos disse que para quem tem salário fixo é importante ter apenas um cartão e, no máximo, três para aqueles que possuem ganhos esporádicos, se possível com vencimentos nos dias 10, 20 e 30 de cada mês.

Ele disse ainda que é bom para o cliente ter benefícios como prêmios ou milhagens. “Assim como cheque e dinheiro, o cartão de crédito é uma realidade e deverá ser utilizado constantemente. Mas lembre-se: busque sempre o que ele proporciona de melhor”, finalizou.

 Fonte: Alex Araújo Do G1 MG