Pages

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Bolso do consumidor vai sentir alta da taxa de juros

 
O aumento da taxa básica de juros, a Selic, de 11,75% para 12% na última quarta-feira (20) pelo Banco Central vai afetar, ainda que pouco, o bolso do consumidor brasileiro. Isso porque qualquer alteração do indicador para cima significa crédito pessoal, crediário de loja, financiamento de veículos e cheque especial mais caros.

Esta foi a terceira elevação seguida dos juros pelo Banco Central, que passou o índice de 10,75% para 11,25% em janeiro e desse patamar para 11,75% em março. Os 12% atuais ao ano, aliás, representa o maior nível dos juros básicos brasileiros desde janeiro de 2009, quando a Selic atingiu 12,75%.

O mercado financeiro esperava uma alta maior, para 12,25%, mas, em nota, o BC explicou que o aumento da taxa de juros ocorreu para tentar frear a escalada dos preços, ou seja, a inflação.

- Considerando o balanço de riscos para a inflação, o ritmo ainda incerto de moderação da atividade doméstica, bem como a complexidade que ora envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que, neste momento, a implementação de ajustes das condições monetárias por um período suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta em 2012.

O comunicado do governo dá a entender ainda que os juros deverão continuar a subir nos próximos meses, se as pressões inflacionárias não cessarem. O Copom se reúne a cada 45 dias e terá sua próxima reunião nos dias 7 e 8 de junho.

Entenda a Selic 

A Selic é chamada de taxa básica porque é a mais baixa da economia. Ela é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que os bancos fazem em títulos públicos federais. A taxa funciona ainda como um piso para a formação dos demais juros cobrados no mercado para financiamentos e empréstimos - que são influenciados também por outros fatores, como o risco de que quem pegou o dinheiro emprestado não pague a dívida.

É a partir da Selic que as instituições financeiras definem também quanto vão pagar de juros nas aplicações dos seus clientes. Ou seja, a taxa básica é o que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo para empresas ou consumidores em forma de empréstimos ou financiamentos, a um custo muito mais alto. Por isso os juros que os bancos cobram dos clientes é superior à Selic.

Fonte: R7

0 comentários:

Postar um comentário