Pages

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Calvície antes dos 30 anos pode proteger contra câncer de próstata, diz estudo

Essa vai para os homens que tem medo de ficar careca. Existe a velha frase " É dos carecas que elas gostam". Não fique preocupado porque além de perder os fios de cabelo você vai ficar bem de saúde. Leia essa matéria.A perda de cabelo antes dos 30 anos de idade incomoda demais os homens, principalmente os mais vaidosos. Porém um novo estudo publicado na revista Epidemiology traz boas notícias para aqueles que são afetados pela calvície na juventude - a perda de cabelos pode estar associada a um menor risco de desenvolver câncer de próstata mais tarde, e “quanto mais tempo de calvície maior a proteção”.

Comparando quase mil homens com idades entre 35 e 74 anos diagnosticados com câncer de próstata no período entre 2002 e 2005 com outros 942 homens sem a doença, pesquisadores americanos descobriram que aqueles que tinham perda de cabelo significativa aos 30 anos de idade apresentavam 29% menor risco de desenvolver câncer de próstata. E, entre aqueles que, aos 30, já apresentavam fortes sinais de calvície no topo da cabeça e na testa - e tinham mais de 60 anos na data da análise - essa redução era de 45%.

De acordo com os autores, a calvície afeta cerca de 25% dos homens de até 30 anos, 50% daqueles com 50 anos, e 80% daqueles com 70 anos - e isso está relacionado a maiores níveis de dihidrotestosterona. Porém os pesquisadores não sabem explicar se os níveis do hormônio podem ser responsáveis pela ligação da calvície com um menor risco de câncer de próstata. Os cientistas pretendem, agora, avaliar dados genéticos desses homens para tentar entender a relação, pois “uma variante genética no gene receptor do hormônio masculino pode afetar o desenvolvimento do câncer e os padrões de calvície”. Mais estudos são necessários.

0 comentários:

Postar um comentário