Pages

sexta-feira, 22 de julho de 2011

É hoje o Aniversário da Cidade de Juazeiro do Norte - Ce 100 Anos

Parabéns querida Cidade pelo os seus 100 Anos de emancipação política.

 O município se localiza na Região Metropolitana do Cariri, no sul do estado, a 514 km da capital, Fortaleza. Sua área é de 248,558 km², a uma altitude média de 377,3 metros. A população do município é estimada em 249 936 habitantes, que o torna o terceiro mais populoso do Ceará, a maior do interior cearense e a centésima maior do Brasil.

Em 22 de julho de 1911, a emancipação é concedida através da lei n° 1.028, o novo município passa a se chamar Joaseiro (uma referência à árvore típica da região), e Padre Cícero é eleito o primeiro prefeito. O município adotou o atual nome em 30 de dezembro de 1943, por meio do decreto estadual n° 1.114.

Com a crescente formalização da economia, e ainda, considerando a grande participação do comércio informal, que não entra na contagem do PIB, a cidade deu um salto nos últimos dois anos superando Sobral, até então o maior PIB do interior do estado. Além de Caucaia, cidade da RMF - Região Metropolitana de Fortaleza, ficando atrás apenas de Fortaleza e Maracanáu - respectivamente a capital do estado e o mais importante distrito industrial do estado.

Todos os anos o municipio de Juazeiro do Norte  recebe milhares de romeiros que visitam a cidade e as ruas são tomadas por caminhões, ônibus e  pau-de-arara.

Juazeiro é uma cidade de grande efervescência cultural. Esse caldeirão de cultura, tem registrados junto a secretaria de cultura do estado, 72 grupos de cultura popular. Existem vários grupos folclóricos de reisado, maneiro-pau e malhação de Judas, entre outros. A literatura de cordel e a xilografia também são bastante difundidas, especialmente em função da Academia de Cordelistas de Juazeiro do Norte e a Lira Nordestina da Universidade Regional do Cariri.

Assim a Cidade possui um imenso relatório histórico valioso e merece ser homenagiada pelo os seus 100 anos de Emancipação Política. O Blog Página de Tudo Parabeniza a todos os Juazeirenses por esse periodo festivo.

0 comentários:

Postar um comentário