Pages

domingo, 10 de abril de 2011

Novo centro para os peixes-bois


A sede do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Iparana, Caucaia, passará a ter um novo Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos. A unidade pertence à Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), entidade sediada no local. O equipamento vai se somar a um que já existe nas instalações.
Tem como missão a reabilitação de filhotes de peixe-boi marinho que encalham na costa, até que eles tenham condições de serem soltos ao mar. No novo centro, será desenvolvido o Projeto Manati, de conservação do peixe-boi marinho. A iniciativa foi lançada pelo Sesc, Aquasis e Petrobras Ambiente.
O projeto Manati, que vigora no Piauí e no Rio Grande do Norte, desenvolve ações de educação e monitoramento ambiental dos animais dessa espécie, considerados os mamíferos brasileiros mais ameaçados de extinção. Segundo a bióloga Thaís Moura Campos, os filhotes de peixes-boi, quando encalham em praias do Ceará e estados vizinhos, são trazidos para a estabilização da saúde na Aquasis.
Mas logo têm que ser enviados para o Centro de Reabilitação de Pernambuco, que tem mais recursos para tratá-los. Os animais ficam lá até ganharem condições de serem devolvidos à natureza.Quando o novo Centro que funcionará no Sesc Iparana estiver pronto, será a segunda estrutura para a reabilitação de filhotes de peixe-boi do país. “A reabilitação de filhotes que encalham nas praias para posterior soltura na natureza é uma das principais estratégias nacionais para a conservação do peixe-boi”, afirma Thaís.
Educação ambiental
De acordo com ela, os projetos da obra estão em fase final de elaboração e a construção deverá ser iniciada em um ou dois meses. O equipamento que será implantado no Ceará terá estrutura adequada para reabilitar filhotes que encalhem no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
Assim, o projeto Manati executará uma campanha de educação ambiental junto a comunidades costeiras, ressaltando a necessidade de proteger o peixe-boi marinho e seu hábitat, que são os estuários. A campanha envolverá seminários, distribuição de cartilha, oficinas de arte-educação, conversas interativas, eventos esportivos (três regatas de minijangadas) e culturais (três edições do Dia do Peixe-boi).
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O peixe-boi marinho é o mamífero mais ameaçado de extinção no Brasil. A necessidade da implantação do novo Centro no Ceará ocorre porque os filhotes com frequência encalham no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

SAIBA MAIS
A Aquasis é uma ONG que faz parte do Conselho Gestor da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (Remane). É a única instituição licenciada para a realização das atividades de resgate no Ceará.

Pelo projeto Manati, haverá campanha de monitoramento nas praias, para registrar encalhes de mamíferos marinhos e identificar as espécies, as causas de encalhe e/ou morte e indícios de ações humanas.
Fonte: O Povo

Rosa Sá/rosa@opovo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário