Pages

quarta-feira, 23 de março de 2011

Preço do café deve aumentar em breve para consumidor final

O preço do café deve aumentar em breve para o consumidor final, de acordo com especialistas do mercado. Isso porque os produtores já estão pagando mais caro pela saca do café desde o ano passado.

Segundo o diretor executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), Nathan Herszkiwicz, não há como saber quando os preços vão começar a subir. “Isso depende da negociação de cada empresa com seu cliente, não há uma uniformidade neste processo. O fato é que vai aumentar”, disse.

De acordo com Herszkiwicz, o preço do café em grão cru tem aumentado no mercado internacional desde maio de 2010. “A indústria tem que refazer sua tabela de preços. É normal que esse aumento chegue ao consumidor, não pode ficar apenas para os produtores”, diz.

Apesar de o diretor não citar um percentual de aumento, especulações do mercado apontam para uma alta de cerca de 30%.

Demanda maior

De acordo com o professor do Pensa/FIA (Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial/ Fundação Instituto de Administração), Samuel Giordano, o aumento da demanda em países em desenvolvimento e a diminuição dos estoques em países importadores de café têm provocado a alta no preço do grão no mercado internacional.

“Nos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), o aumento da renda tem feito com que se consuma mais café. Além disso, os EUA e a Europa estão com estoques muito baixos, contribuindo para a elevação”, diz.

Para contribuir com o aumento, a Colômbia, outro grande produtor de café, teve uma safra ruim. “A produção foi prejudicada no país, devido ao mau tempo”, diz Giordano.

Fonte: InfoMoney

0 comentários:

Postar um comentário