Pages

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

BRINCAR PODE CUSTAR CARO

A melhor opção de distrair as crianças é o brinquedo, mas isso está ficando restrito. Saiba porque?De acordo com a reportagem de JULIANA ROCHA DE BRASÍLIA explica com detalhes o destino dos brinquedos.

O governo brasileiro vai propor aos outros países do Mercosul elevar o imposto de importação de brinquedos.
O objetivo da mudança na alíquota é proteger o mercado interno da concorrência das fabricantes chinesas. A medida será discutida na próxima reunião do Mercosul, no dia 31.


Se aprovado, o imposto de importação de brinquedos vai passar de 20% para 35%. É a alíquota mais alta que o Mercosul pode adotar. A proposta já foi aprovada em reunião da Camex (Câmara de Comércio Exterior). A nova alíquota não vai afetar os preços para o Natal.



Para ajudar os produtores locais que importam peças de brinquedos para montar aqui, o governo vai propor a redução do imposto de peças, de 20% para 16%.

Na prática, não há mudança imediata para o produtor porque esses itens já estão na lista da exceção e o governo permite a importação a uma alíquota de apenas 2%. Mas o secretário da Camex, Hélder Chaves, diz que a lista de exceção é uma situação precária. O ideal é que todo o bloco adote a medida.


A Camex aprovou também uma linha de financiamento do Brasil para produtores de alimentos de países africanos, que terá US$ 240 milhões em 2011. Com esse dinheiro, poderão importar do Brasil máquinas , tratores e equipamentos agrícolas.

0 comentários:

Postar um comentário