Pages

sábado, 1 de maio de 2010

Saiba o que fazer se você perdeu o prazo de entrega do IR


O contribuinte obrigado a apresentar a declaração, no caso de entrega após o prazo previsto, fica sujeito ao pagamento de multa por atraso.
Além disso, o CPF do contribuinte poderá ficar pendente de regularização, o que poderá ocasionar problemas para abrir contas, fazer financiamentos, prestar concursos públicos e tirar passaporte, por exemplo.
Os contribuintes que não enviaram as declarações do IR até as 23h59 de ontem vão ter de esperar ao menos até segunda-feira pela manhã, para ficarem em dia com o Leão.É que para o envio com atraso é necessário um novo programa, e ele estará disponível apenas a partir das 9h.
Segundo Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, em média 600 mil contribuintes enviam declarações com atraso todos os anos.Ontem, às 20h, 24,3 milhões de contribuintes já tinham enviado suas declarações, número que superou a previsão de 24 milhões feita pela Receita. Com mais 4 horas de entrega, a tendência é que o total tenha passado de 24,5 milhões.
A Receita desligou, ontem, à meia-noite, o sistema de recepção das declarações. Como ele somente voltará a ser ativado na manhã de segunda-feira, não adianta o contribuinte perder tempo fazendo a declaração hoje e no domingo.


0 comentários:

Postar um comentário