Pages

terça-feira, 4 de maio de 2010

Japoneses criam robô-bebê mais feio do mundo


Quando você junta pesquisadores californianos e japoneses no mesmo projeto, a propensão da coisa resultar em um novo Godzilla é bem grande. Mesmo assim, o Laboratório de Percepções Humanas da Universidade da Califórnia e a Koroko Co. Ltda desenvolveram um bebê robô – mais feio que indigestão de feijoada – e deram a ele o nome de Diego-san.



O robô cabeçudo, de 1,20 metros de altura, foi desenhado para imitar o comportamento de uma criança em seu primeiro ano de vida. Para que isso aconteça a contento, o bicho tem 60 partes móveis no corpo e mais 20 no rosto. Diego-san também tem mãos de robô, com cinco dedos, que permitem que ele vá fuçando em tudo em sua volta. O cabeção de Diego-san também tem a sua razão de ser. Dentro dela existe um motor que possibilita que ele mostre expressões e seus olhos são equipados com câmeras de alta resolução.



O dilema em que os pesquisadores estão agarrados é a respeito da cara do bebê-robô. Eles ainda estão debatendo se o robô deve ter um rosto humano realista ou se é melhor que ele tenha outra cara, mais robótica, para que ninguém se esqueça que ele é mecânico.

0 comentários:

Postar um comentário